6 tarefas do cuidador de idosos que você precisa conhecer
Para quem está pensando em seguir carreira como cuidador de idosos, este artigo será de grande utilidade. Hoje, muitas pessoas sonham em ingressar na profissão, mas têm dúvidas quanto às funções e o grau de complexidade dessa atividade. Com o intuito de ampliar o entendimento sobre o assunto, separamos as principais tarefas do cuidador de idosos neste artigo. Acompanhe a leitura!
Conheça as 6 principais tarefas do cuidador de idosos
1) Cuidados com a saúde
Os idosos demandam cuidados específicos com a sua saúde, principalmente em relação ao consumo de remédios. O cuidador tem a função de auxiliar na administração de medicamentos, na dosagem, dias e horários certos receitados pelo médico. Além disso, agenda exames e acompanha os idosos nas consultas médicas de rotina.
2) Manutenção da higiene
As tarefas do cuidador de idosos também incluem o zelo com a higiene pessoal do paciente. O profissional deve auxiliar no banho, na troca de fraldas geriátricas e na escovação dos dentes. Aliado a isso, o cuidador também pode realizar a limpeza e troca dos curativos, contribuindo para a saúde e bem-estar do idoso.
3) Auxílio à alimentação
A alimentação é uma atividade básica que, por vezes, não pode ser praticada sozinha pelo idoso. Nesse momento, o cuidador deve preparar e servir refeições, bem como acompanhar e auxiliar nesses momentos. É de suma importância que o profissional elabore um cardápio balanceado, com todas as vitaminas, proteínas e nutrientes necessários para indivíduos da terceira idade.
4) Vigilância e companhia
As tarefas do cuidador de idoso vão além do auxílio às atividades domésticas e ingestão de remédios. Profissionais da área são verdadeiros companheiros dos mais velhos, seja conversando, caminhando, tomando sol ou acompanhando no tempo livre.
Nesse aspecto, os cuidadores trabalham para proporcionar alegria e bem-estar aos seus pacientes. Além disso, atuam como “vigilantes” dos idosos, garantindo que eles estejam confortáveis, medicados e bem alimentados.
5) Incentivo à socialização
As tarefas do cuidador de idosos também englobam a saúde emocional do paciente. Os profissionais estimulam a integração dos idosos com seus familiares e amigos, além de incentivar a prática de hobbies e passatempos. Assim, os idosos podem exercitar a memória, ter uma saúde mental mais equilibrada e maior qualidade de vida.
6) Administração e organização
Entre as últimas tarefas do cuidador de idosos, podemos citar a organização da casa. Os profissionais podem receber correspondências, pagar contas, fazer compras e outras atividades. Essa ajuda é fundamental para manter o lar funcionando corretamente e garantir uma administração sólida do local.
Seja um cuidador de idosos profissional!
Se identificou com o dia a dia da profissão? Agora, você só precisa ingressar no melhor curso de cuidador de idosos em Itaquera. Para isso, pode contar conosco! A Escola Almeida Santos é referência há quase 20 anos no mercado de ensino para profissionais da área da saúde. Fale conosco e matricule-se já!
Gostou do conteúdo? Confira outros artigos interessantes em nosso blog: