De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de obesidade foi elevado em todas as faixas etárias nas últimas duas décadas. Na população idosa, por exemplo, cerca de 16,7% das mulheres são obesas enquanto 8,1% dos homens possuem esta condição. À vista disso, preparamos este artigo sobre obesidade na terceira idade. Aqui, apontamos os fatores causadores, riscos, doenças relacionadas e cuidados que você, como cuidador de idosos, pode incentivá-los a manter. Confira!
Existem dois fatores causadores da obesidade em idosos. O primeiro é a falta de uma alimentação balanceada, que contém frutas, verduras e legumes. Por outro lado, o segundo é o sedentarismo.
A obesidade na terceira idade acarreta uma série de riscos à saúde, tendo em vista que pode ser considerada uma doença inflamatória. Em função disso, estes estão associados ao aumento de gordura e redução de massa muscular. Listamos alguns exemplos na sequência:
Embora seja tratável, a obesidade é um fator preponderante para o encadeamento de uma série de doenças. Dentre elas, podemos citar:
A obesidade na terceira idade exige cuidados redobrados. Assim, não trata-se, apenas, de uma adaptação na nutrição, mas sim em todos os hábitos de vida.
Como cuidador de idosos, você pode incentivá-los a:
Nossa escola de enfermagem em Itaquera SP disponibiliza curso de cuidador de idosos para quem deseja se especializar na área. Além do tema deste artigo, obesidade na terceira idade, abordamos outros assuntos na ementa. Assim, garantimos que você se sinta qualificado para atuar no ramo. Matricule-se já!
A anotação de enfermagem está presente na rotina dos profissionais que são técnicos na área.…
Nesse artigo da Escola Almeida Santos, descubra a importância da enfermagem humanizada e como ela…
No artigo de hoje, a Escola Almeida Santos explica os cuidados com idoso na pandemia.…
Você conhece o curso de Auxiliar de Enfermagem? Nós desvendamos tudo sobre o assunto nesse…
Você sabe como funciona a aplicação das escalas da jornada de trabalho na enfermagem? Saiba…
As instituições de ensino na área da saúde continuam exercendo atividades durante o lockdown em…