nutrição do idoso
Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Nutrição do idoso: o que todo cuidador de idosos precisa saber?

Para ter sucesso na carreira de cuidador de idosos, é preciso conhecer vários âmbitos da vida na terceira idade. Estamos falando sobre saúde física, higiene, alimentação, socialização e saúde mental. Neste artigo, abordaremos a questão da nutrição do idoso. Esta temática é de suma importância, já que o consumo de alimentos saudáveis pode prevenir o surgimento de várias doenças. Continue lendo este artigo para saber mais!

Tudo o que você precisa saber sobre a nutrição do idoso

O metabolismo do ser humano diminui com o passar do tempo. Nesse sentido, o idoso precisa de menos substâncias orgânicas para seu funcionamento e sofre com a perda de estímulos para se alimentar. Logo, é muito importante que o cuidador conheça suas limitações e preferências para que possa estimular a nutrição adequada.

Grupos alimentares

A nutrição do idoso deve ser baseada nos três grupos da pirâmide alimentar. São eles:

• alimentos energéticos: fornecem a dose diária de energia para atividades físicas e funcionamento do metabolismo. Ex: carboidratos, cereais, tubérculos e raízes;
  • alimentos construtores: regeneram os tecidos musculares e cuidam do sistema imunológico. Ex: proteínas, leite e seus derivados, leguminosas;
  • alimentos reguladores: regulam as funções do organismo, facilitam a ingestão e absorção de nutrientes e melhoram o funcionamento do organismo. Ex: frutas, legumes e verduras.

Perda de apetite

Não ter vontade de comer é sintoma de várias doenças que acometem os idosos, como depressão, demência, insuficiência cardíaca, distúrbios de tireoide e até câncer. Nesses casos, é preciso consultar um médico para realizar exames laboratoriais e obter um diagnóstico correto.

Caso a perda de apetite não seja ocasionada por nenhuma doença, é dever do cuidador estimular o paladar do idoso. Algumas dicas podem ser úteis:

• variar o cardápio;
  • criar pratos coloridos;
  • adaptar a dieta para idosos com problemas de mastigação e deglutição.

O momento da refeição na nutrição do idoso

Um dos fatores que influenciam diretamente na correta nutrição do idoso é o momento da refeição. É importante que o cuidador respeite as necessidades nutricionais e os hábitos culturais do paciente na hora de montar o cardápio. Além disso, é preciso escolher um ambiente tranquilo e sem distrações para as refeições.

No preparo dos pratos, vale investir em alimentos mais cozidos e macios, como purês e sopas. No caso das carnes, as versões moídas e desfiadas são as mais indicadas. Isso ajuda no processo de mastigação, principalmente para idosos que sofrem com problemas bucais.

Outra dica: não ofereça água ou suco durante as refeições. O ideal é oferecer líquido antes ou após as refeições.

Inscreva-se no nosso curso de cuidador de idosos

Quer aprender sobre nutrição do idoso e se preparar para o mercado de trabalho? Faça o nosso curso de cuidador de idosos. A Escola Almeida Santos Itaquera oferece ensino remoto, híbrido e presencial, para você aprender onde e como quiser!

Nosso curso técnico conta com professores qualificados e material didático de ponta. Você ainda tem contato com vários hospitais e tem acesso a oportunidades de trabalho. Tudo isso por preços acessíveis que cabem no seu bolso!

O que está esperando? Entre em contato conosco e matricule-se já!

Gostou deste artigo? Em nosso blog você encontra outros conteúdos exclusivos sobre a profissão que mais cresce no Brasil. Confira: