2021 05 Cuidados Com Idoso Na Pandemia 1
Publicado em 17 de maio de 2021

Cuidados com idoso na pandemia: veja os principais!

Após 1 ano de pandemia do Covid-19, muitas pessoas já flexibilizam o isolamento social trazendo riscos às pessoas idosas que compartilham a mesma casa. Por outro lado, idosos ativos que estão seguindo rigidamente a quarentena tendem a lidar com problemas como a solidão, saudade da rotina, dos familiares e amigos. Nesse sentido, observando estes dois pontos, a Escola Almeida Santos preparou um conteúdo explicando os principais cuidados com idoso na pandemia. Lembre-se que eles continuam sendo fundamentais! Prossiga a leitura!

Veja 6 importantes cuidados com idoso na pandemia!

1- Prática de exercícios físicos

Para evitar o tempo ocioso e melhorar o condicionamento físico, uma dica importante de cuidados com idoso na pandemia é incentivar a atividade física em casa. É indispensável a supervisão do cuidador de idosos durante todo o tempo de exercício.

Confira algumas sugestões:

• caminhadas matinais pelo quintal;
  • alongamento sentado na cama ou na cadeira;
  • exercícios respiratórios;
  • exercícios de subir e descer escadas — dependendo da condição física do idoso.

2- Precauções durante as visitas médicas

Mesmo no período de isolamento, as rotinas de consultas médicas voltaram aos poucos. Nesse sentido, durante toda saída de casa, é necessário tomar os primordiais cuidados com idoso na pandemia.

Garanta que ele esteja sempre de máscara e não incentive-o a se alimentar na rua, por exemplo. Caso contrário, fica propício a ter contato com o vírus. Além disso, lembre-o de passar álcool em gel nas mãos após ter contato com alguma superfície.

3- Atenção ao calendário de vacinação

O cuidador de idosos tem a responsabilidade de cuidar de toda a rotina do paciente. Nesse atual cenário, inclui estar atento ao calendário de vacinação para garantir a imunização do grupo prioritário da terceira idade. Confira as datas de vacinação de idosos em SP aqui.

4- Cautelas durante a visita de familiares

Grande parte da população vem flexibilizando a quarentena, o que não é adequado. Porém, por conta da saudade, em função de muitos meses distantes, algumas famílias resolveram visitar os idosos.

Se possível, tente realizar o contato visual à distância, por exemplo: o familiar no quintal e o idoso na porta de casa, isso reduz as chances de contaminação. Lembre-se que os familiares podem estar assintomáticos.

5- Manter uma alimentação saudável

Uma alimentação nutritiva é um dos principais cuidados com idoso na pandemia. Sendo assim, atente-se ao horário de almoço e janta, busque sempre preparar uma refeição mais saudável variando com frutas, legumes, verduras e proteínas. Aconselhe, também, o idoso a ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

6- Cuidados com a saúde mental do idoso

A quarentena na terceira idade trouxe um sentimento de solidão e indícios de depressão. Nesse sentido, para manter os cuidados com idoso na pandemia, tente sempre distraí-lo. Você, como cuidador de idosos é a companhia mais próxima desse paciente. Então, realize brincadeiras, busque jogos que exercitem a memória, assista filmes e tente tornar esse período de isolamento mais fácil de lidar.

Matricule-se no nosso curso de cuidador de idosos

Entendeu a importância dos cuidados com idoso na pandemia? Seja um profissional de excelência. Realize nosso curso de cuidados de idosos. A Escola Almeida Santos disponibiliza ensino remoto, híbrido e presencial, para adequar a sua rotina!

Inscreva-se já, em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp.

Aproveite para ler outros artigos em nosso blog: