funcionária da saúde fazendo sua anotação de enfermagem
Publicado em 31 de maio de 2021

Anotação de enfermagem: saiba como tornar a sua mais eficaz!

A anotação de enfermagem é fundamental para o cuidar. Afinal de contas, nela devem estar todas as informações relacionadas ao paciente dentro de um período determinado. Então, se você busca ser um profissional, saiba que alguns dados de rotina são indispensáveis para o bom acompanhamento. Deseja saber mais sobre o tema? Prossiga a leitura deste artigo que a Escola Almeida Santos preparou!

Anotação de enfermagem: entenda mais sobre o documento!

O que é anotação de enfermagem?

A anotação de enfermagem é um registro que deve ser feito de forma periódica. Assim, acompanha a ordem cronológica dos fatos relacionados ao paciente hospitalizado. A análise dela permite que a equipe médica observe a evolução da saúde do indivíduo. Dessa forma, assegura-se que a assistência devida seja prestada a quem precisa.

As anotações são feitas pelo enfermeiro?

Como o próprio nome já diz, a anotação de enfermagem precisa ser emitida pela equipe de enfermagem responsável por amparar o paciente. Nisto, ficam incluídos: enfermeiros, técnicos e auxiliares. Dessa forma, ambos precisam descrever todas as alterações do quadro do paciente e quais foram as atividades de cuidados desenvolvidas.

O documento pode ser considerado como prova judicial?

Sim. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) admite, por meio de resoluções, que as anotações realizadas pelos profissionais sirvam como base para pesquisa e ensino na área. Logo, são documentos usados como provas passíveis para incriminar ou defender a conduta da equipe de enfermagem perante a Justiça.

À vista disso, precisam ser feitas à caneta. A escrita deve ser legível, objetiva e cronológica. Além disso, não são admitidas rasuras ou manutenção de espaços em branco.

Depois de pronta, onde é possível encontrá-la?

As anotações feitas pela equipe de enfermagem ficam anexadas junto ao prontuário do paciente, onde também estão os resultados de exames além de outros dados adicionais sobre alimentação e restrições, por exemplo.

Roteiro completo: informações que devem estar na sua anotação

Em primeiro lugar, a anotação de enfermagem deve conter cabeçalho com os dados do paciente, data e hora do dia em que o documento foi feito. Mas atenção: algumas instituições podem requer elementos extras, preencha-os com cuidado.

Neste sentido, uma pergunta comum dos novos profissionais da na área é: “o que anotar?”. Fizemos um roteiro completo com as informações que asseguram a assistência eficaz na sequência. Tê-las como estratégia evita riscos ao paciente. Veja:

• admissão do paciente na instituição hospitalar;
  • classificação de risco;
  • administração de medicamentos;
  • dieta;
  • diurese;
  • evacuação;
  • pré-operatório;
  • transoperatório;
  • pós-operatório;
  • higienização;
  • acesso venoso periférico;
  • dor;
  • curativos;
  • intercorrências;
  • drenos;
  • respiração;
  • transferência ou alta;
  • óbito.

Por último, depois de realizar as anotações, assine o documento e adicione seu número de identificação do COREN nele.

Torne-se um profissional de saúde com a Escola Almeida Santos!

Nossa escola de enfermagem em Itaquera conta com um excelente ensino. Oferecemos uma plataforma de fácil acesso para que você possa estudar onde e quando quiser. Inclusive, é possível encontrar informações aprofundadas sobre anotação de enfermagem em nosso material didático. Assim, você ganha a chance de se tornar um profissional bem qualificado! Matricule-se já!

Este artigo lhe foi útil? Em nosso blog, encontre outros que tratam sobre temas relacionados: