diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem
Publicado em 11 de dezembro de 2020

Qual diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem?

De acordo com o COFEN, Conselho Federal de Enfermagem, o mercado de trabalho para os profissionais desta área está em expansão. Além disso, as áreas de atuação dele estão mais amplas. Neste sentido, as formações profissionais se propõem a disponibilizar diferentes práticas e diretrizes.

Você ainda não entende a diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem? Prossiga a leitura deste artigo que preparamos e entenda qual se adequa melhor ao seu perfil!

Qual a diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem?

A diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem tem influência na gestão de tarefas e organização por equipe. Por essa razão, é fundamental compreendê-las se você busca seguir carreira em uma destas vertentes. Abaixo separamos as duas. Veja!

Técnico de enfermagem

O técnico de enfermagem é formado por meio de curso técnico de média duração. O único requisito para iniciar a formação nesta modalidade é ter o ensino médio completo. O aluno, por sua vez, terá matérias como Anatomia, Citologia, Histologia, Antropologia e outras disciplinas, a fim de aprender procedimentos técnicos reservados à função.

A atuação do técnico de enfermagem pode ser feita em clínicas ou hospitais. Ao final do cumprimento do curso, estará habilitado para lidar com pacientes de baixa e alta complexidade. Além disso, também pode cumprir plantões em UTIs, centros cirúrgicos e obstétricos.

A diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem também é marcada por uma curiosidade: o técnico é supervisionado pelo enfermeiro.

No Brasil, o técnico de enfermagem tem remuneração média de R$ 1.822,00, de acordo com o site Vagas.com. No entanto, para quem deseja ter maior estabilidade, todos os anos são disponibilizados concursos com vagas para o cargo.

Auxiliar de enfermagem

O auxiliar de enfermagem é qualificado por curso de curta duração. Diferente do anterior, neste é necessário que o aluno tenha pelo menos 17 anos e esteja cursando o ensino médio. Depois da formação completa, o auxiliar de enfermagem precisa ser registrado no COREN, Conselho Regional do Estado onde pretende exercer a profissão.

Os auxiliares de enfermagem exercem funções com menor complexidade dentro dos ramos da saúde. Cabe a eles:

• higienizar pacientes;
  • esterilizar equipamentos;
  • fazer curativos;
  • aplicar vacinas;
  • administrar medicamentos.

Logo, o foco do profissional formado como auxiliar de enfermagem, normalmente são os setores ambulatoriais.

Aqui, a diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem é notada tanto nas atividades que são desenvolvidas no dia a dia quanto em uma curiosidade: o técnico de enfermagem é responsável por supervisionar o auxiliar.

A remuneração média é de R$1.615,00 de acordo com o site Vagas.com. Assim como o técnico, existem vagas reservadas em concursos municipais, estaduais e federais para essa função.

Escolha a Escola Almeida Santos Itaquera para uma boa qualificação!

O artigo lhe foi útil? A Escola Almeida Santos Itaquera conhece a diferença entre técnico e auxiliar de enfermagem. Venha conhecer nosso curso técnico de enfermagem em Itaquera e curso de auxiliar de enfermagem na Zona Leste!

Contamos com material próprio e uma equipe de profissionais qualificados para que você tenha a melhor formação profissional. Matricule-se!

Leia outros conteúdos como esse em nosso blog!