registro de técnico de enfermagem
Publicado em 04 de janeiro de 2021

Registro de técnico de enfermagem: descubra o que é e como ter o seu!

Seu sonho é ingressar na carreira de técnico de enfermagem? Então, este artigo é para você! Após a conclusão do curso de especialização, os profissionais da área precisam se inscrever no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do seu estado. Neste artigo, explicaremos o que é o registro de técnico de enfermagem e como você pode obter o seu. Confira!

O que é o registro de técnico de enfermagem?

O registro de técnico de enfermagem é um número de inscrição emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Ele autoriza e regulariza o ofício do profissional de saúde perante os agentes fiscalizadores. Ou seja, com o registro em mãos, o técnico de enfermagem está devidamente habilitado para exercer a profissão.

É válido ressaltar que cada estado do território brasileiro possui seu próprio Conselho.

Quem precisa obter um registro de técnico de enfermagem?

A inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) é obrigatória para os seguintes profissionais:

• bacharéis em enfermagem;
  • técnicos de enfermagem;
  • auxiliares de enfermagem.

Caso o registro não seja feito, é configurado exercício ilegal da profissão e o profissional pode responder judicialmente.

Além disso, quaisquer alterações no quadro profissional devem ser comunicadas ao COREN. É o caso de técnicos que passaram para graduação de enfermeiros, por exemplo. Nessa situação, o registro precisa ser atualizado junto ao Conselho.

Como obter o registro de técnico de enfermagem?

Curso de especialização

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um curso técnico de enfermagem. Em média, a especialização dura dois anos. O requisitos para ingressar no curso são simples: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

Ao final da formação, é necessário que o profissional busque seu registro de técnico de enfermagem junto ao COREN. Assim, poderá atuar em hospitais, clínicas, consultórios médicos e outras unidades de saúde.

Documentos para o registro

Após concluir o curso de especialização e estar com o diploma em mãos, é necessário juntar a documentação necessária e apresentá-la ao COREN. Todos os documentos abaixo devem ser apresentados nos formatos original e cópia simples. São eles:

• Registro Geral (RG) – no caso da sua ausência, são aceitos outros documentos sujeitos à análise, como Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte; Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) – caso o número não conste no RG;
  • Comprovante de Residência – contas fixas com CEP dos últimos 6 meses;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (ou, se for o caso, certidão de separação, divórcio, óbito, entre outras);
  • Certificado de Conclusão do Curso de Especialização;
  • Histórico Escolar do Curso de Especialização.

Onde fazer curso de técnico de enfermagem em Itaquera?

A Escola Almeida Santos Itaquera possui quase 20 anos de experiência na formação de profissionais da área da saúde. Nosso curso de técnico de enfermagem é o mais completo da Zona Leste de SP. Contamos com professores qualificados, material didático atualizado e preços acessíveis. Conte conosco para mudar sua vida profissional! Matricule-se já!

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre o assunto em nosso blog: