Observamos uma Auxiliar de Enfermagem iniciando seu trabalho. Veja mais sobre o curso!
Publicado em 30 de março de 2021

Auxiliar de enfermagem: saiba tudo sobre o curso e o profissional!

Auxiliar de Enfermagem é um curso profissionalizante muito buscado por quem se interessa pela área de saúde. Porém, antes de decidir inscrever-se, é importante que você saiba como funciona o curso e qual é o papel do profissional. Por isso, a Escola Almeida Santos preparou este artigo. Continue lendo!

Veja tudo sobre o Curso de Auxiliar de Enfermagem!

Tempo de duração

O curso de Auxiliar de Enfermagem pode durar de 15 a 18 meses, dependendo da instituição. Geralmente é oferecido por escolas de enfermagem especializadas.

Modelos de aula

Entre as categorias e aulas que o estudante desse curso tem, estão incluídas aulas práticas e teóricas. Inscrever-se em uma instituição que oferece essa variedade de aulas é essencial para que você obtenha o melhor ensino.

Requisitos para ser um auxiliar

As aulas para Auxiliar de Enfermagem não podem ser ministradas a qualquer pessoa. Existem especificações. Aqueles que pretendem se inscrever no curso precisam:

• ter no mínimo 17 anos e 6 meses de idade;
  • possuir o ensino fundamental completo.

Estágio supervisionado

O aluno desse curso terá de completar 400 horas de estágio supervisionado. Ele é obrigatório e acontece em unidades de saúde. O acompanhamento é feito por professores e profissionais da área.

Coren

Depois de formado no curso de Auxiliar o indivíduo, precisa se registrar no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Apenas dessa forma ele poderá exercer a profissão formalmente.

Entenda o auxiliar de enfermagem!

O indivíduo formado no curso de Auxiliar de Enfermagem é aquele que terá o primeiro contato com o paciente. É para ele que o enfermo irá identificar e descrever seus sintomas. O profissional, então, irá direcioná-lo aos cuidados de um enfermeiro ou médico.

O auxiliar é quem trabalha com pacientes de baixa complexidade. Ou seja, aqueles que não estão em situações graves.

Além de realizar o atendimento, o profissional também:

• higieniza pacientes;
  • esteriliza materiais;
  • auxilia na execução de tratamentos;
  • aplica vacinas e injeções, entre outras importantes funções.

O Auxiliar de Enfermagem, além de trabalhar em instituições de saúde, também pode atuar como autônomo. Dessa forma, ele também pode exercer atividades em domicílio, instituições corporativas e atuar como cuidador.

O mais importante para tornar-se um Auxiliar é encontrar um bom curso. Isso fará de você um excelente profissional. Ficará treinado e habilitado da forma correta, apto para atuar de maneira qualificada.

Escolha a Escola Almeida Santos!

Nós somos uma escola de enfermagem em Itaquera. Podemos lhe oferecer um ótimo ensino! Oferecemos aulas presenciais, remotas e ensino híbrido. Você escolhe a melhor modalidade.

Deseja ser Auxiliar, Técnico em Enfermagem ou Cuidador de Idosos? Nós oferecemos todos esses cursos profissionalizantes. Conheça mais sobre nós e entre em contato conosco!