funções do auxiliar de enfermagem
Publicado em 20 de novembro de 2020

Funções do auxiliar de enfermagem: conheça as principais!

Compartilhe!

O mercado de trabalho da área de enfermagem é muito amplo. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros atuam dentro desta ocupação em território nacional. Destes, 428 mil são auxiliares de enfermagem. Nesse sentido, é válido ressaltar que esta categoria de profissionais possui atribuições diferentes dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quer conhecer as funções do auxiliar de enfermagem? Continue lendo este artigo e saiba mais!

Entenda o trabalho do auxiliar de enfermagem

Acima de tudo, você deve saber que existe uma “hierarquia” na enfermagem. Em primeiro lugar, o enfermeiro; em segundo, o técnico; e em terceiro, o auxiliar.

  • enfermeiro: nível superior (graduação);
  • técnico de enfermagem: nível médio-técnico (curso técnico);
  • auxiliar de enfermagem: nível médio (curso técnico).

A profissão do auxiliar

O auxiliar de enfermagem faz parte da equipe de saúde junto a outros especialistas, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Geralmente, ele é quem tem o primeiro contato com o paciente. Portanto, é responsável por colher informações iniciais e preparar o enfermo para o encaminhamento aos médicos e enfermeiros.

As funções do auxiliar de enfermagem resumem-se aos cuidados básicos e zelo pelo bem-estar dos pacientes de menor complexidade. Em suma, suas atribuições são mais simples e de pouca dificuldade, sendo supervisionadas pelo enfermeiro.

Além das tarefas práticas da área da saúde, o auxiliar também pode exercer funções mais administrativas. Por exemplo: registrar o uso dos materiais ambulatoriais e auxiliar nos processos relacionados à admissão e alta dos pacientes.

Como se tornar um auxiliar de enfermagem?

O auxiliar de enfermagem possui um curso técnico, seja subsequente ou concomitante ao ensino médio. A duração média é de cerca de um ano e meio a dois anos. Em geral, são 710 horas de carga horária teórica mais 400 horas em estágio supervisionado.

Ao final do primeiro ano, o aluno recebe a certificação que lhe garante o direito de trabalhar como auxiliar de enfermagem. Ele poderá atuar em hospitais, clínicas, casas de repouso, creches, asilos, centros de recuperação, postos de saúde, etc.

Conheça as funções do auxiliar de enfermagem

As funções do auxiliar de enfermagem são mais básicas, porém indispensáveis em setores ambulatoriais. Confira as principais atribuições ao cargo:

  1. preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos;
  2. observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas;
  3. executar tratamentos especificamente prescritos ou de rotina;
  4. ministrar medicamentos por via oral e parental;
  5. realizar controle hídrico;
  6. fazer, trocar e limpar curativos;
  7. esterilizar equipamentos de trabalho;
  8.  conservar e aplicar vacinas;
  9. coletar materiais para exames laboratoriais;
  10. prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatório;
  11. se necessário, equipar os médicos com instrumentos na sala de cirurgia;
  12. prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente;
  13. alimentar ou ajudar na alimentação do paciente;
  14. auxiliar o enfermeiro e técnico de enfermagem;
  15. executar trabalhos de rotina vinculados à alta de pacientes;
  16. participar dos procedimentos pós-morte.

Onde estudar enfermagem?

Quer se especializar para estar apto a realizar as funções do auxiliar de enfermagem? Estude na Escola Almeida Santos Itaquera! Somos uma escola de enfermagem com quase 20 anos de experiência na formação de profissionais da área da saúde. Oferecemos cursos de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, cuidador de idosos e outros em breve.

Aqui, você encontra ensino de qualidade, preço justo e estágio garantido nos hospitais parceiros e conveniados de São Paulo. Faça já a sua matrícula!

Para ler mais sobre a área de enfermagem e afins, visite o nosso blog! Teremos muitas novidades lá para você!