autocuidado do profissional de saúde
Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Autocuidado do profissional de saúde: é possível manter o bem-estar?

Que os médicos, técnicos e enfermeiros cuidam dos todos nós, é verdade absoluta. Porém, por conta da sua rotina cansativa e longeva, eles acabam não tendo tempo para eles mesmos. Muitos esquecem como o autocuidado do profissional de saúde é de suma importância para que continuem atuando da mesma forma e também para a sua disposição. Pensando nisso, nós da Escola Almeida Santos Itaquera preparamos este artigo sobre o assunto. Confira!

Importância do autocuidado do profissional de saúde

Como vimos anteriormente, muitos profissionais de saúde possuem uma rotina pouco convencional. Uma vez que a grande maioria trabalha em mais de um local, lidam com frustrações contínuas pela falta de infraestrutura em muitos hospitais. Além da alta carga de responsabilidade que carregam.

Pela falta de tempo, acabam esquecendo de realizar autocuidado. Isto porque ao fazê-lo, a qualidade de vida melhora, assim como aumenta o autoconhecimento, previne doenças e ajuda a saúde mental e física. Por consequência, sua produtividade e seu foco se amplificam.

Como ter um autocuidado?

Você pode estar se perguntando quando estes profissionais podem se cuidar, já que possuem uma agenda tão complexa. A resposta não é simples, porém há sim uma forma. Estas dicas funcionam tanto para quem já exerce a profissão na área da saúde quanto para quem estuda para exercer. Confira!

1 – Não se cobre tanto

Por conta da alta responsabilidade que estas carreiras carregam, eles acabam se cobrando além da conta. E ainda, os pacientes cobram isso deles, que sejam perfeitos. Entretanto, todos devem ter em mente que os profissionais estão fazendo o melhor que podem e que nem toda decisão é a mais fácil. Por isso, para manter o autocuidado do profissional de saúde, é preciso que ele interaja com a sua equipe e que juntos tomem as decisões. Isso tira a carga de um ombro só.

2 – Permita-se ser ajudado

Os profissionais da saúde precisam aceitar a ajuda de outros. Como dissemos anteriormente, todos são passíveis de falha. Por isso, aceitar o auxílio dos colegas é importante para um melhor fluxo de trabalho.

3 – Tire um tempo para você

Por fim, saiba que é imprescindível que se tire uma folga. Todos são humanos e precisam de um descanso. Desta forma, o profissional deve-se permitir tirar uma folga e relaxar, uma vez que isto ajudará no seu trabalho.

Conte com a Escola Almeida Santos Itaquera

Convencido de que o profissional da saúde também precisa de cuidados? Está interessado em ingressar na área? A Escola Almeida Santos Itaquera é a sua melhor escolha. Com mais de 20 anos de experiência, nós formamos os melhores técnicos de enfermagem. Nosso curso técnico de enfermagem é o mais completo da Zona Leste de SP. Por isso, conte com a nossa escola para começar a sua carreira. Entre em contato e matricule-se já!

Gostou do nosso artigo sobre autocuidado do profissional de saúde? Confira mais em nosso blog: