A obesidade na terceira idade é um fator de risco
Publicado em 31 de maio de 2021

Obesidade na terceira idade: riscos, doenças relacionadas e cuidados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de obesidade foi elevado em todas as faixas etárias nas últimas duas décadas. Na população idosa, por exemplo, cerca de 16,7% das mulheres são obesas enquanto 8,1% dos homens possuem esta condição. À vista disso, preparamos este artigo sobre obesidade na terceira idade. Aqui, apontamos os fatores causadores, riscos, doenças relacionadas e cuidados que você, como cuidador de idosos, pode incentivá-los a manter. Confira!

Obesidade na terceira idade: saiba o que não pode ser esquecido!

Fatores causadores

Existem dois fatores causadores da obesidade em idosos. O primeiro é a falta de uma alimentação balanceada, que contém frutas, verduras e legumes. Por outro lado, o segundo é o sedentarismo.

Riscos para a pessoa idosa

A obesidade na terceira idade acarreta uma série de riscos à saúde, tendo em vista que pode ser considerada uma doença inflamatória. Em função disso, estes estão associados ao aumento de gordura e redução de massa muscular. Listamos alguns exemplos na sequência:

• perda de equilíbrio;
  • desenvolvimento de artrite;
  • aumento da pressão arterial;
  • resistência insulínica.

Doenças relacionadas à obesidade na terceira idade

Embora seja tratável, a obesidade é um fator preponderante para o encadeamento de uma série de doenças. Dentre elas, podemos citar:

• câncer;
  • hipertensão arterial;
  • diabetes Mellitus tipo dois;
  • apneia do sono;
  • osteoartrite;
  • doenças cardiovasculares;
  • doenças cerebrovasculares;
  • doenças respiratórias;
  • depressão.

Cuidados essenciais

A obesidade na terceira idade exige cuidados redobrados. Assim, não trata-se, apenas, de uma adaptação na nutrição, mas sim em todos os hábitos de vida.

Como cuidador de idosos, você pode incentivá-los a:

• fazer caminhadas matinais;
  • substituir produtos com alto índice de açúcares por frutas;
  • nutrir o relacionamento com os familiares — com o propósito de afastá-los da depressão.

Este artigo lhe foi útil?

Nossa escola de enfermagem em Itaquera SP disponibiliza curso de cuidador de idosos para quem deseja se especializar na área. Além do tema deste artigo, obesidade na terceira idade, abordamos outros assuntos na ementa. Assim, garantimos que você se sinta qualificado para atuar no ramo. Matricule-se já!