2021 05 Enfermagem Humanizada
Publicado em 17 de maio de 2021

Enfermagem humanizada: entenda a importância!

Você sabe o que significa e qual a importância da enfermagem humanizada? No artigo de hoje, a Escola Almeida Santos explica os pontos importantes sobre empatia atrelada aos conhecimentos técnicos na área hospitalar. Então, se você é enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, aperfeiçoe sua técnica do cuidar com esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Continue a leitura e torne-se um profissional de excelência!

Afinal, o que é humanização na enfermagem?

Para entender o que é enfermagem humanizada é preciso avaliar o conceito geral de humanização na saúde. Visto isso, é o ato do cuidado com o paciente em primeiro lugar.

Neste sentido, essa ação deve ser posta em prática por meio dos conhecimentos técnicos da profissão atrelados com compreensão dos medos, estilos de vida sociais, financeiros e religiosos do paciente. Afinal, o ambiente hospitalar é um cenário em que muitas pessoas entram adoecidas e debilitadas. Em geral, necessitam de um tratamento a curto ou longo prazo. Dessa forma, podem passar grande parte do dia ou até meses no hospital até a recuperação completa.

Portanto, é nesse momento de fragilidade que a humanização se faz essencial!

Benefícios da enfermagem humanizada

Ética profissional

Durante a formação nos cursos técnicos de enfermagem, é realizado um juramento onde o profissional promete dedicar-se à vida profissional. Isso inclui os sentimentos de respeito, dignidade, dedicação e empatia a fim de salvar a vida e a integridade dos pacientes.

Valorização do profissional

A valorização do profissional é uma das consequências positivas da enfermagem humanizada. Quando os profissionais da saúde tratam os pacientes com total carinho e afeto, tendem a ser mais valorizados. Afinal, tudo o que o enfermo necessita no momento de dor é se sentir acolhido em um ambiente confortável. Esses aspectos promovem a melhoria do atendimento.

Atendimento individualizado

Outro ponto importante da enfermagem humanizada é o atendimento individualizado ao lidar com o enfermo e com os familiares dele. Devido à sobrecarga de muitas horas de trabalho, alguns profissionais da saúde se preocupam apenas com as regras e rotinas de trabalho e deixam de lado a empatia.

Por exemplo, a equipe médica ao se referir ao “paciente do quarto X”, “mãe da criança do ambulatório Y” e “doente do leito Z”, transmite sentimento de frieza e apatia. Por outro lado, ao conhecer o nome do paciente, perguntar se ele apresentou melhoras do quadro clínico e outras ações que trazem mais ‘’proximidade’’, demonstra zelo e preocupação.

Por essa razão, destacamos que a humanização tem a boa comunicação como um dos princípios nos atendimentos individualizados. Desta maneira, garante que o paciente e familiares se sintam acolhidos.

Como aplicar a humanização no dia a dia?

Exercer a empatia

O primeiro passo para um atendimento de enfermagem humanizada é exercer a empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro — com respeito e educação. Alguns profissionais mais sentimentais utilizam o exercício de imaginar que o paciente, poderia ser parte de sua família como: pai, mãe, filho ou irmão.

Melhorar a comunicação

A segunda dica para exercer uma enfermagem humanizada é melhorar a comunicação entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e paciente. Para que essa troca de informações seja clara e esclarecedora, o recomendado é, sempre que possível, evitar o linguajar técnico.

Transmita confiança

O ato de transmitir confiança no âmbito hospitalar, dependendo do caso, ajuda no prognóstico do enfermo. Em outras palavras, na enfermagem humanizada, mostrar-se sempre proativo e disponível para qualquer dúvida, incômodo ou insatisfação que o paciente venha apresentar durante a internação. Afinal, em casos de tratamento a longo prazo, o doente reside temporariamente no hospital, ficando longe de sua família e se aproximando dos profissionais da saúde.

Conheça os cursos da Escola Almeida Santos!

A Escola Almeida Santos ofere dois cursos de técnicos na área da saúde: auxiliar de enfermagem  e técnico de enfermagem. Torne-se um profissional competente e exerça a enfermagem humanizada no mercado de trabalho. Matricule-se agora mesmo!

Gostou do conteúdo sobre enfermagem humanizada? Acompanhe assuntos semelhantes em nosso blog: